segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A VERDADE SOBRE TEMPEROS PRONTOS

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu trouxe para vocês os malefícios de se usar temperos prontos na hora de cozinhar e temperar saladas. A maioria da população usa sazon, caldo de carne, meu sabor, meu segredo, aji no moto e por ai vai não é mesmo? Esses temperos são ricos em sódio, e o sódio em excesso causa aumento da pressão arterial e retenção de liquido. Vocês sabem a quantidade de sal que precisamos ingerir no dia inteiro? 5 gramas de sal. Isso equivale a 2 gramas de sódio. Só que em média, o brasileiro consome 12 gramas de sal, mais que o dobro da quantidade recomendada. 
Alimentos industrializados são ricos em sódio, e todo mundo hoje em dia consume em grande quantidade esse tipo de produto. Quando se cozinha em casa, só usa tempero pronto, e sal ainda por cima, porque o tempero não foi suficiente para dar gosto na comida. Olha o exagero ai gente!!

Vou colocar uma foto para ilustrar a quantidade de sódio presente em alguns temperos prontos:

A quantidade de sal está em porcentagem. Imaginem que 100% seria a quantidade de sódio necessária para o dia todo em todas as refeições. Eu costumo chamar o sazon de sal colorido com glutamato monossódico, responsável por contribuir para o surgimento de vários sintomas como: enxaqueca. dores no peito,agitação, alteração de humor. E praticamente todos os temperos prontos contém essa substância, pois ela serve como realçador de sabor.

Agora vamos pensar...
Não seria melhor se  a maioria dos alimentos que você consumisse fossem o mais natural possível? Incluindo o tempero que você usa para temperar sua comida?
Eu te aconselho a jogar fora TODOS os seus temperos prontos e usar e abusar de temperos naturais como alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, sálvia, tomilho, orégano. Eu te garanto que a sua comida vai ficar MUITO mais saborosa e saudável. E esses temperinhos você pode ter em uma horta na sua casa, não é legal?
Mas ai você pode me falar... "sou viciado em sal, quando usam pouco sal para cozinhar, a comida fica insossa e eu não consigo comer". Isso acontece por um motivo: suas papilas gustativas presentes na sua língua se acostumaram com o teor de sódio que você ingere diariamente, e quando você reduz, elas sentem falta. Mas depois de cerca de vinte dias, suas papilas gustativas se adaptam ao seu novo hábito alimentar. Ou seja, se você diminuir a ingestão de sal e temperos prontos, no começo você pode até achar difícil, mas depois você vai acostumar. E ai, quando comer uma comida mais salgadinha, vai até achar ruim :)

Lembre-se pessoal: quanto menos sal, mais sua saúde agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário