quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

LEITURA DE RÓTULO

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto é rótulo de alimentos, uma coisa tão importante mas que a maioria das pessoas não sabe ler. Por que devemos ler o rótulo? Porque é nele que encontramos tudo o que estamos ingerindo e  podemos decidir se realmente queremos aquelas quantidades de nutrientes para nosso corpo.
E como que eu  leio isso?
O rótulo possui três colunas: a primeira contém o nome dos nutrientes. A segunda contém a quantidade em gramas e a caloria. E a terceira contém a porcentagem do valor diário que os nutrientes  nos oferecem.
Esse é o rótulo de uma bolacha recheada aleatória, que eu trouxe só para ilustrar para vocês.
  1. O primeiro item que aparece  é o tamanho da porção. Ela vem em gramas e em medida caseira. E é ai que as pessoas se confundem. Quando elas leem um rótulo, acham que esses valores são para a embalagem inteira, quando na verdade não é. Por exemplo: uma embalagem de 70 gr, vai ter um rótulo de 30 gr, entenderam?( Suposição, só para ficar mais fácil para entender). 
  2. Depois, vem o valor energético, que é a quantidade de caloria daquela porção. Em seguida vem os outros nutrientes que estão em gramas e em miligramas. Toda a informação que está no rótulo equivale somente à porção. Para saber do produto inteiro, é só fazer regrinha de três. Ex: vamos supor que a embalagem inteira desse rótulo contenha 100 gr. Se em 30 gr, ela possui 137 calorias, em 100 gr ela possuirá 437 calorias. E assim você pode calcular para todos os nutrientes.
  3. A terceira coluna contém a porcentagem do valor diário  que aquela porção nos oferece. E aqui vai uma dica: se a porcentagem do sódio for maior que 7%, significa que esse produto é rico em sódio e  eu te aconselho a não consumi-lo.

Perto do rótulo, está a lista de ingredientes, que aparece em ordem decrescente, ou seja, do ingrediente de maior quantidade para o de menor. E é ai que você consegue ver se aquele produto contém realmente o que diz a embalagem. Vamos pegar o exemplo do pão integral. Se o primeiro ingrediente não for farinha de trigo integral, então seu pãozinho não é tão integral assim.
Sabe esses sucos de pó e aqueles de caixinha que todo mundo acha super saudável? Peguem para ver qual é o primeiro ingrediente. Vocês vão ver que o açúcar está no começo da lista, senão o primeiro ingrediente que aparece. 
Outra coisa muito comum, é a gordura trans. No rótulo, fala que a porção não contém,mas quando pegamos a lista de ingredientes, o que aparece lá? Gordura vegetal hidrogenada, que é nada mais nada menos a bendita da gordura trans.

Exemplo de uma lista de ingredientes

As vezes ingerimos algo que achamos que é ótimo, vai fazer muito bem para nossa saúde, mas quando olhamos o rótulo e a lista de ingredientes, vemos que não é bem assim.

Espero que esse post ajude vocês a saberem realmente o que estão comendo. Até mais!



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