sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

DIETA VEGETARIANA

Muitas pessoas hoje em dia estão aderindo a dieta vegetariana, seja por amor aos animais, seja por querer ter uma alimentação mais leve e saudável. O que acontece, é que algumas pessoas leigas no assunto, acham que ficar sem carne traz vários ricos para a saúde e deficiências nutricionais. Eu peguei alguns artigos científicos falando sobre o assunto(prós e contras), e vou dar uma resumida para vocês e dar a minha opinião caso ache necessário.

Primeiro vamos começar do começo. O que é uma dieta vegetariana? É uma dieta composta predominantemente por alimentos de origem vegetal. Ela pode ser dividida e classificada de três formas: vegetarianos puros ou vegans, que não consomem nenhum tipo de produto de origem animal; os lactovegetarianos, que ingerem produtos lácteos e os ovolactovegetarianos, que ingerem ovos e produtos lácteos.
A dieta vegetariana, comparada a dieta convencional, possui menos calorias, porque possui menos gordura saturada e colesterol.  Ela também possui mais fibras, devido ao alto consumo de hortaliças, frutas, sementes, grãos e castanhas.Devido a isso, pessoas vegetarianas possuem menos riscos de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão,  e diabetes. Há uma grande dúvida em relação ao aporte proteico em vegetarianos. A dieta vegetariana possui quantidade igual, senão algumas vezes maior de proteína do que a dieta contendo carne. Isso se dá ao fato da ingestão de grãos, sementes e frutos secos. Se você não come carne, mas consome feijão, grão de bico, soja, lentilha, nozes, castanha do para, linhaça, chia, gergelim, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos, sua dieta não será pobre em proteínas. Além disso, o balanço de aminoácidos da proteína da soja é comparável ao da proteína obtida de alimentos de origem animal, como o da carne vermelha.
Outra dúvida muito frequente é em relação ao ferro, já que a carne vermelha possui uma grande biodisponibilidade de ferro. Na dieta vegetariana há a presença do ferro não heme, que é encontrado em vegetais, frutas, hortaliças, sementes etc, que é menos biodisponivel que o ferro encontrado nas carnes. Porém, se você consumir esses alimentos junto com uma fonte de vitamina C, esse ferro será absorvido normalmente. Mas atenção: consuma essas fontes de ferro não heme longe de leite e derivados, café, porque esses alimentos atrapalham a absorção do ferro. Nosso corpo possui estoque de ferro, e ele consegue balancear tanto a excreção quanto a absorção em diferentes necessidades. Alguns autores consideram isso uma variável mais importante do que o tipo de ferro ingerido.
Outro mineral que chama a atenção para quem e vegetariano é o zinco, porém não há necessidade de tal preocupação, uma vez que a dieta vegetariana é rica em zinco.Falta de zinco no organismo pode afetar o crescimento e o estado imunológico do indivíduo. Por isso, crianças vegetarianas devem consumir muito gergelim, gérmen de trigo ou soja. Para melhorar a absorção do zinco, os grãos devem ser deixados de molho na água da noite para o dia.
Para quem é lactovegetariano ou ovolactovegetariano, não tem  com o que se preocupar em relação ao cálcio. Mas em veganos, a ingestão de cálcio é menor. Contudo, consumindo produtos de soja fortificados, a biodisponibilidade de cálcio aumenta. Contudo, vários fatores podem interferir no aproveitamento do cálcio. Por exemplo, a presença da vitamina D facilita a absorção intestinal, mas ingestão reduzida de proteína dificulta. Já o excesso de proteína animal, o sódio e a cafeína facilitam a excreção de cálcio.
Relacionado ao cálcio, temos a vitamina D. Para a maior parte das pessoas, as principais fontes alimentares de vitamina D são os ovos e os alimentos fortificados, como os laticínios. Já os veganos ficam restritos a alguns alimentos fortificados e aos suplementos alimentares. 
Falando um pouco sobre a vitamina B12, suas principais fontes são:carnes, leite e ovos. Muitos pesquisadores recomendam o consumo regular de fonte ativa de vitamina B12, por meio de alimentos fortificados ou de suplemento alimentar para todos os vegetarianos e, em particular, para os veganos e para as vegetarianas grávidas ou lactantes.

Tentei fazer um resumo com o que eu pesquisei pessoal, e espero que vocês tenham gostado e que tenha sido útil para vocês.


Sites consultados:
nutricaovegetariana.wordpress.com
http://www.apm.org.br/publicacoes/rdt_online/RDT_v20n2.pdf#page=10
http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/dietas_vegetarianas.pdf

2 comentários:

  1. Oi Vanessa, muito bom o seu post! Bacana sua ideia de fazer um blog. Há 2 meses comecei estudar sobre vegetarianismo/Veganismo pois percebi que o número de vegetarianos e VEGANOS está crescendo bem, assim como as opções de alimentos para estar pessoas. No Site da Sociedade Brasileira de Vegetarianos tem o GUIA ALIMENTAR para Vegetarianos, achei o Guia muito bom e completinho, vale a pena dar uma olhada. Outra coisa que achei muito bacana são as novas opções de suplementos alimentares, para quem é atleta por exemplo e precisa aumentar a ingestão protéica, tem a opção da proteína de ervilha (tipo whey). Vale a pensa ressaltar, que alimentação vegetariana é saudável sim, assim como vegana, porém sempre deve-se procurar um profissional (NUTRICIONISTA) capacitado para auxiliar no manejo alimentar. Beijos, Nathalia Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oii Nati, obrigada pela visita! Nossa, que legal, vou dar uma olhada no guia. Não sabia desse suplemento, achei uma ótima ideia! Eu também comecei estudar vegetarianismo agora sabe, minha amiga virou vegetariana e queria saber mais pra poder ajuda-la!
    Onrigada, beijooo!

    ResponderExcluir