sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

É SAUDÁVEL SER NEURÓTICO?

E aí povo?

Hoje eu vim aqui para conversar sobre essa neurose em comer tudo saudável . Primeiro queria deixar claro, que sim, sou a favor de ter uma alimentação equilibrada aliada a uma rotina de exercícios físicos. Mas eu fico um pouco encabulada e preocupada com essa obsessão, podemos chamar assim, de certas pessoas com essa rotina saudável. Conheço várias pessoas, que seguem um padrão alimentar, muito restritivo. Não digo em calorias e nem em nutrientes. Digo em variedade mesmo. Nem vou citar o tipo de dieta, porque não é o tema do post. Essas pessoas não comem nada, absolutamente nada que não esteja na "dieta dela". Caso coma algo, no mesmo dia ou no dia seguinte se mata na academia. E tudo isso para que? Para ser saudável? O prazer não conta? Um dos motivos pelo quais nós, seres humanos comemos, além da parte da nutrição, é para ter prazer. Afinal, quando você está feliz, não sai pra comer fora? Beber com amigos e comer uma batatinha frita? Não é uma delicia isso? Socializar? Para que se privar disso? Se você segue um padrão alimentar ok no seu dia a dia, ingerindo frutas, verduras, carnes grelhadas, farinha integral, pouco açúcar, de vez em quando você não vai morrer se for no bar e comer um petisco. Ou ir na pizzaria. Ou comer lanche.Seu corpo consegue lidar muito bem com isso. Confie nele, você não irá engordar, porque ele sabe balancear essa diferença de ingestão calórica. 
Ter hábitos saudáveis não significa privação, muito menos passar vontade. Longe disso. Não é melhor você comer tudo o que você gosta, mas de uma maneira controlada? O que eu vejo muito hoje em dia, é a classificação de alimentos como bons ou ruins. Ex: tal alimento é ruim, te engorda. Mas tal alimento é bom, ele emagrece. Alimentos são um só, não existe essa classificação. Se você comer um bombom, ele vai fazer mal para você? Não. Mas e a caixa toda? Talvez.
Fritura uma vez a cada quinze dias vai entupir minhas artérias mesmo eu tendo uma alimentação equilibrada? Não. E todo dia? Talvez. Cada um reage de uma maneira a comida que ingere.
O que eu to tentando dizer aqui, é que ser saudável significa comer bem. E comer bem, significa comer de tudo, mas controlado. Comer algo gorduroso, uma vez ou outra, não vai te matar, ou te engordar, ainda mais se você pratica atividade física e segue um padrão alimentar bom.
É tão ruim se privar de algo. Ou comer alguma coisa e ficar mal por comer aquilo,achando que você fez a pior coisa do mundo. Só aproveitem o momento e sejam felizes. No dia seguinte, é só retomar a sua rotina normalmente.
Não levem marmita para uma festa, ou saída com amigos, porque acredita em mim, isso acaba com a sua vida social. 

OBS.: cada um tem sua opinião, essa é a minha. Se você discorda totalmente do que eu falei ou achou um absurdo cada linha desse texto, tudo bem também, você tem esse direito. Se quiser argumentar, que seja com educação e respeito. E isso foi mais um desabafo mesmo :) E sim, eu penso bem diferente da maioria das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário