quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SUCOS E DIETAS DETOX

Olá pessoal, como vão?

Hoje eu to aqui para falar sobre os famosos sucos detox ou verdes. Esse suco teoricamente teria a função de desintoxicar o seu organismo, após um dia de comilança exagerada. Ele funcionaria da seguinte maneira: você comeu o mundo ontem, e ai hoje você acorda, ainda de jejum,  e resolve fazer um suquinho para mandar embora todas aquelas substâncias tóxicas que está no seu corpo. E buuuum, num passe de mágica, após a ingestão do suco elas iriam embora. E ai você se mataria na academia e bla bla bla.

Na prática não funciona desse jeito. O único responsável pela desintoxicação do nosso organismo é um órgão chamado fígado. Ele sim te desintoxica, por isso que devemos cuidar muito bem dele, porque haja trabalho para o coitado. Esse suco, na prática, é bom para:

  1.  quem não tem o costume de ingerir frutas nem verduras, mas quer ingerir os nutrientes presentes nesses alimentos. Daí, o famoso suco verde. 
  2. Ou serve também para aquelas pessoas que comem um pouco de frutas e hortaliças mas acham que precisam de uma forcinha extra, e ai tomam o suco. 
  3. E tem aquelas pessoas, eu no caso, que realmente acham o suco gostoso e quando dá vontade vai lá e faz.


Esse suco está muito presente naquelas famosas dietas detox, que prometem emagrecer x quilos em x dias. Essas dietas também são indicadas para os dois primeiros exemplos citados acima, ou para quem realmente exagerou em alguma festa e está se sentindo inchada ( É muuuuito comum no inicio de ano). Essa dieta funciona assim: como você aumentou seu consumo de frutas, hortaliças e água, seu intestino vai funcionar direitinho e você vai urinar mais. Consequentemente, sua barriguinha inchada vai diminuir, e por isso você acha que emagreceu. Mas na verdade, só desinchou mesmo. 
Essa dieta não deve ser feita por um longo período de tempo, porque ela é restrita em calorias e alguns nutrientes. E se você estiver querendo fazer uma dieta detox, procure um nutricionista pra você não fazer besteira ok?

Mas, nesse calor que está fazendo, beber sucos é uma ótima ideia. Por isso, vou dar umas receitas que eu faço as vezes:

  • Couve, laranja e gengibre;
  • Couve, abacaxi e linhaça;
  • Couve, carambola e uva;
  • Couve e tangerina(pode acrescentar uma fruta mais docinha)
  • Couve, uva e morango;
  • Couve e acerola;
  • Laranja e cenoura;
  • Couve, laranja e pepino;
  • Couve, laranja e beterraba;
Eu, na realidade, gosto de testar sabores. Todos esses sucos, eu testei em casa com as frutas que eu tinha, e ficaram gostosos. Se você quiser ingerir as fibras das frutas, não coe o suco. Eu não consigo, ainda, tomar suco sem coar, então eu uso minha peneira. É importante tomar o suco logo que ele estiver pronto se possível. Como eu disse anteriormente, pode ir variando as verduras se você quiser. Já vi receitas que o pessoal coloca salsinha no suco. Eu coloquei e não gostei, mas vai de gosto. Você pode acrescentar cenoura, beterraba, pepino. Eu gosto de colocar esses ingredientes, e acreditem, fica excelente! Usem a criatividade e os ingredientes que tiverem em casa que dá tudo certo. E você não precisa necessariamente ingerir o suco assim que acorda, de jejum. Pode ingerir em qualquer horário do dia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário